Gestão de Projetos de Extensão

Perguntas Frequentes (FAQ)

Abaixo você tem acesso às dúvidas mais frequentes. Caso não encontre o que você procura, entre em Indique o nome do responsável pela confirmação dos dados cadastrais e pelo recebimento da fatura.
Preciso ser aluno da instituição para participar dos cursos, atividades e eventos oferecidos?

A maioria dos Cursos, Atividades e Eventos oferecidos são abertos a comunidade em geral, mas cada iniciativa tem um público específico. Portanto, antes de fazer a inscrição ou matrícula, o interessado deve observar os pré-requisitos necessários, detalhados no material de divulgação e neste site.

Como/Onde se inscrever/matricular nos cursos, atividades e eventos oferecidos?

A inscrição ou matrícula podem ser feitas neste site clicando nas abas Cursos, Atividades ou Eventos, ou pessoalmente no Posto de Atendimento da Fundep:

POSTO DE ATENDIMENTO FUNDEP CAMPUS UFMG PAMPULHA

Av. Antônio Carlos, 6627- Praça de Serviços - Loja - 07 – Belo Horizonte - MG - Cep: 31270-901 - Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h

Como efetuar o pagamento dos cursos, atividade e eventos?

Cada curso, atividade e evento possuem valores e formas de pagamentos específicos, definidos pela sua coordenação. Alguns só podem ser pagos à vista e outros oferecem opções de parcelamento.

O pagamento é feito por meio de boletos bancários que possuem código de barras e são aceitos em qualquer banco até a data de vencimento. O pagamento pode ser feito também em caixas rápidos e Internet Banking.

Observações:

Caso o vencimento de um boleto seja em um sábado, domingo ou feriado, o pagamento pode ser feito até o 1º dia útil imediatamente após o vencimento.

Alguns eventos podem ser pagos cartão de crédito (Visa, Mastercard e Dinners). Instrução para pagamento via cartão de crédito estarão disponíveis na página de inscrição de cada evento.

Meu boleto venceu. O que fazer?

Tratando-se do 1º boleto (parcela 1) não é possível efetuar o pagamento após o vencimento. Essa observação está impressa no corpo do boleto. Nesse caso, a inscrição ou matrícula será cancelada e o participante terá que matricular-se novamente para obter um novo boleto. A nova inscrição ou matrícula estará condicionada a existência de vagas e deve ser feita dentro do prazo estipulado neste site.

Os demais boletos (parcelas 2,3, etc.) são aceitos após o vencimento, somente em agências do Banco do Brasil, e sobre o seu valor incidirão a multa e os juros estipulados no corpo do boleto.

O pagamento será feito por empresa ou instituição. O que fazer?

Esclarecemos que a Fundep é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos e, portanto, isenta de retenção de alguns tributos, como ISSQN, IRF, PIS/COFINS/CSLL. Conforme processo número 01.036869.85.45 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, não emitimos nota fiscal.

O interessado que terá o curso/evento custeado pela empresa, deve seguir o fluxo de inscrição/matrícula pelo site. Na opção ‘Responsável pelo Pagamento’, deverá informar os dados da instituição.

A FUNDEP entrará em contato com a empresa posteriormente, para confirmar os dados, emitir a fatura, o boleto e o contrato. Em seguida, encaminhará todos esses documentos para o responsável na empresa.

Como obter o Contrato de Adesão?

O Contrato de Adesão poderá ser impresso pela Internet na ÁREA DO ALUNO/PARTICIPANTE (no canto superior direito da página, digitando seu número de registro e senha) ou pode ser retirado no Posto de Atendimento da Fundep. Ele prevê as obrigações de cada uma das partes - Contratante (aluno) e Contratada (Fundep) e passa a vigorar a partir do momento em que o aluno paga o primeiro boleto. Assim, é importante ler atentamente o contrato e tirar qualquer dúvida com a Fundep, antes de efetuar o pagamento.

Estou em débito com a Fundep. Como resolver?

O pagamento de parcelas em débito pode ser feito nas agencias do Banco do Brasil, onde serão calculados os juros e a multa estipulados no corpo dos boletos.

Para negociação de dívidas, entre em contato com o Setor de Cobrança da Fundep: cobranca@fundep.ufmg.br

Não recebi meu certificado até o momento. Onde devo solicitar informações e pedir meu certificado de conclusão ou participação?

Os certificados são de responsabilidade da coordenação dos Cursos, Atividades e Eventos. Eles deverão ser requeridos junto a Secretaria do curso em questão, e não junto à Fundep.

Como retirar 2a via de boleto e de contrato?

A 2ª via de boleto pode ser retirado no Posto de Atendimento da Fundep ou pode ser impresso pela Internet na ÁREA DO ALUNO/PARTICIPANTE , no canto superior direito da página, digitando seu número de registro e senha.

Onde entregar a documentação exigida? Qual é o prazo para entrega ou postagem dos documentos?

Verifique os prazos e endereços para entrega ou postagem da documentação neste site Os documentos deverão ser entregues em envelope fechado. A FUNDEP não se responsabiliza pela documentação recebida de forma incorreta, incompleta ou após o prazo estipulado.

Não encontro o curso, atividade ou evento para qual desejo me inscrever ou matricular. Como faço?

Localize o curso, atividade ou evento por um dos caminhos a seguir:

  1. A esquerda da página, nas caixas de seleção correspondentes;
  2. Nas abas no cabeçalho do site;
  3. Pela área de interesse (ex.: Letras).

    Serão listados todos os cursos, eventos ou atividades da área escolhida, por status: ‘Em oferta’, ‘Em breve’, ‘Em Andamento’, ‘Matrículas Encerradas’ ou ‘A Definir’.

    Clique no curso, evento ou atividade de interesse.

  4. Você pode também utilizar a busca, localizada no cabeçalho do site, inserindo o nome do curso, evento ou atividade, ou parte dele.

Realização

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

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